Espaços Naturais

Cursos e Estágios de Alpinismo

  • Sérgio Martins

    Sérgio Martins

Sérgio Martins, faleceu no ínicio do ano de 2017, mas estará sempre presente nas nossas memórias e nos diferentes momentos que partilhamos juntos na nossa equipa. Foi um extraordinário na escalada em Portugal...

Começou a escalar com 16 anos e, desde cedo, o gosto pelo movimento de dificuldade em escalada em rocha se inscreveu no seu ADN como a génese de todo o seu envolvimento no mundo da montanha. Montanha, que seria o ambiente dos seus primeiros passos, que passaram pelo cume do Monte Branco com 18 anos, pelos corredores dos Pirenéus, como o Gaube entre muitos, até que aos poucos as grandes paredes se impuseram, sempre sob o signo da escalada livre, num processo que culminaria com a abertura da via Quinto Império no Naranjo de Bulnes em 1996.
O desenvolvimento, e envolvimento, na escalada desportiva foi a base que permitiu enfrentar os grandes desafios em livre nas grandes paredes e nesse campo esteve associado ao desenvolvimento de inumaras zonas, mas principalmente de toda a área da Serra de Sicó com a abertura e equipamento de inúmeras vias e mesmo o descobrimento para a escalada de algumas falésias, como as Buracas do Casmilo.

A partir de 2000, uma viagem aos EUA, significaram uma nova viragem na sua pratica da escalada, com a descoberta do mundo do Bloco, que então estava em “explosão” naquele país. Desde então para cá o Bouldering ou Bloco tem vindo a ser a principal forma do Sérgio se exprimir na escalada, através do desenvolvimento e descoberta de inúmeras zonas de Bloco desde a Serra da Estrela até ao Gerês. Sempre esteve, também, associado ao mundo da competição na escalada, tendo participado nas primeiras provas que se fizeram em Portugal, mas principalmente na abertura ou “equipamento” das vias de competição, tendo sido equipador de dezenas de provas quer de dificuldade quer de bloco.

É também administrador e editor do site nortebouldering.com, onde podem encontrar muitos dos seus textos, fotos e vídeos de escalada e bloco.

  • +351 932 039 496
  • https://twitter.com/espacosnaturais